Nem tudo foi cerveja, panquecas e stroopwafel (aquele waffle delícia recheado de doce de leite) em Amsterdam, na Holanda. Durante os quatro dias em que ficamos por lá, em maio de 2018, também corremos. O treino de corrida foi adequado para os dias de férias e conseguimos manter a meta: três vezes por semana.
Como estávamos no centro da cidade, no Hotel Atlanta (post aqui), caminhamos por 20 minutos até o parque Vondelpark, que é um dos destinos turísticos da cidade. Unimos o treino ao passeio e deu certo. O parque fica perto da região dos museus, fácil de chegar. Só tem que tomar cuidado com as bicicletas que estão por todos os lados, principalmente nos cruzamentos.
O Vondelpark tem mais de 100 anos e foi aberto ao pùblico em 1865. De lá para cá, é mantido pelo governo municipal. É limpo, bem preservado e apreciado por turistas e moradores locais. Tem este nome desde que uma estátua do poeta holandês chamado Joost van den Vondel foi instalada lá. É o maior parque de Amsterdam e bem popular. Um dos lugares preferidos dos moradores, principalmente no varão.
Para correr, são 3,5 km a volta inteira, passando por lagos, jardins e estátuas. O que deixou o treino mais leve de fazer, mesmo repetindo o percurso. Encontrei pelo menos três bebedouros com água potável (como em qualquer parte da Holanda). Isso ajuda na hidratação. O tempo estava abafado e foi preciso parar para beber água mais de uma vez.
A pista é boa, sem inclinações. A maior parte é de asfalto e muitos trechos estão perto de árvores, o que ajuda calor de quase 30 graus. É a mesma pista usada por ciclistas e pedestres, crianças e cachorros. Por isso, vale ficar atento e respeitar o próximo, claro!
Se o teu plano não for correr, vale a pena curtir o parque mesmo assim. Sugiro colocar o passeio no roteiro e separar pelo menos duas horas por lá. Pode caminhar sem pressa, deitar na grama, tomar um café em uma lanchonete lá dentro ou levar o próprio vinho e comidinhas e fazer um picnic. Vi muitas pessoas fazendo isso!
O parque tem laguinhos, flores, muita área verde com bancos na sombra de árvores centenárias. Tem área para as crianças, um teatro e algumas lanchonetes. Além dos passarinhos e da tranquilidade. Nem parece que estamos no meio da cidade. Não tem estacionamento, fica aberto o ano todo e recebe cerca de 10 milhões de pessoas por ano.
Vale o passeio, a corrida, a descoberta!
Como chegar ao Vondelpark:
Como eu disse, nós fomos caminhando e se você estiver no centro, ou perto da Leidseplein ou da Museumplein vale a pena caminhar ou alugar uma bike. Se o seu caso for otimização de tempo, pegue o tram linha 1 ou 2. Eles passam na frente do Vondelpark.
Outras opções para correr em Amsterdam:
Pesquisei na internet, mas não cheguei a ir até o parque Amsterdamse Bos, que fica numa cidade perto. Tem uma pista de 21 km por lá, mas fica longe do centro da cidade. E também o Sloterplas West, que tem uma pista de 6 km ao redor de um lago. Ou até na beira do Rio Amstel.
Mais sobre Amsterdam:
Para saber sobre a visita na Casa da Anne Frank: clique aqui. Ou para saber sobre o mural feito pelo artista Kobra com o rosto da Anne Frank, clique aqui. E tem tambem sobre restaurantes baratos (aqui) e sobre a cervejaria no moinho (aqui). Boa leitura!