Cunha em um dia: roteiro completo

Cunha em um dia: roteiro completo

Uma cidadezinha entre as serras, com muito turismo rural, boa gastronomia, clima agradável (dificilmente baixa de 10 graus no inverno e passa de 28 graus no verão) e um charme a perder de vista. Um tanto romântica e outro tanto cheia de adrenalina. Assim eu resumo Cunha, em São Paulo.

Uma ótima opção para famílias com crianças, casais que buscam sossego e pessoas que gostam de contato com a natureza. Ela é dona de um charme gostoso para quem busca tranquilidade nas férias. Lá, o maior atrativo é comer bem e descansar no meio das montanhas por um preço bem justo. Uma delícia.

Cunha fica entre Guaratinguetá – Paraty, na estrada SP 171, no meio de três serras. É o caminho da Estrada Real, usado levar o ouro de Minas Gerais para o litoral do Rio de Janeiro no século 17. A primeira vez que passamos por Cunha foi em 2021 quando estávamos indo de Florianópolis (SC) para Paraty (RJ). Gostamos muito da energia da cidade e resolvemos passar duas noites em 2022, quando voltávamos de Vitória (ES) para Floripa. Deu para aproveitar, com certeza. Mas ainda ficamos com um gostinho de quero mais e, no futuro, voltaremos.

A vista da maior parte da cidade

Como nosso tempo em Cunha foi curto, resolvemos escolher 4 lugares para ir em um dia. Todos estes atrativos ficam na estrada SP 171. Nesta estrada que está a maior parte dos restaurantes e empórios famosos da cidade. Por isso, é quase indispensável ter carro para conhecer a cidade e suas atrações.

Começando o dia cedo e indo até o final da tarde, conseguimos curtir cada pedacinho dos lugares que conhecemos. Todos os lugares deste roteiro de um dia inclui a Lulu, nossa boxer. Sim, todos os restaurantes e atrações que fomos, eram pet friendly. Segue as dicas:

Começando o dia com café da manhã: Empório Serrano

Um café coado na hora no fogão à lenha, um pãozinho caseiro quentinho, uma geleia de banana para adoçar a vida. Assim é a recepção do Empório Serrano, um lugar que tem cafés, lanches, docinhos, almoço uma vista linda. Um espaço construído com amor e a gente sente isso quando estamos por lá.

Um café passado na hora, um gostinho de amor

Sentamos perto da janela e comemos omelete (10 reais) e porção de pão de queijo (9 reais). Além de café, o Empório tem chocolate quente, sucos, sanduíches, porções, a la carte todos os dias e self service nos finais de semana para o almoço. Ainda tem um espaço interno com muitos produtos locais como cachaças, queijos, cerâmicas e outras opções.

A vista da nossa mesa

Seguimos para o Lavandário: lugar lindo, cheiroso e cheio de paz

Passava das 10h30 quando chegamos ao Lavandário – uma propriedade privada para o cultivo orgânico de lavandas e ervas aromáticas. Eles abrem para visitação de sexta à domingo e feriados às 10h até o pôr do sol. Quando chegamos, já encontramos o estacionamento quase lotado.

Na portaria, 20 reais por pessoa e logo depois uma subida íngreme de quase 50 metros até chegar ao topo da plantação. Você pode ir caminhando ou, se tiver lugar no estacionamento interno, pode ir de carro. Nós deixamos no estacionamento externo e subimos pé por pé. Quase sem fôlego, perdemos ainda mais o ar quando enxergamos as montanhas e o jardim de lavandas lá de cima.

A primeira foto de quando chegamos no alto do Lavandário

O caminho bem sinalizado nos leva até um espaço que eles chamam de varanda (1200 metros de altitude), onde podemos sentir o vento leve no rosto, apreciar a beleza natural do espaço, relaxar respirando o aroma de lavanda que invade o ar.

Ali a Lulu encontrou vários amigos (é necessário coleira nos pets e eles não podem entrar nos espaços fechados) e o Benício adorou a liberdade de ficar na grama, bem pertinho da plantação de lavanda. A maior parte da plantação está cercada e não é permitido ultrapassar o limite e também não é possível fazer picnic ou levar comidas e bebidas. O ideal é passear e curtir a vista linda, com o aroma incrível que encontramos por lá. Um espaço para relaxar.

A vista da varanda
Os dois adoraram esse passeio
Não tem como não sorrir neste lugar

Caminhando um pouco mais, passamos pela plantação de manjericão e chegamos em uma casa, onde funciona a loja e uma cafeteria. A maioria dos produtos oferecidos são com óleos de lavanda do Lavandário, claro. Além de cremes corporais, chás e óleos, você pode comprar mudas para levar para casa. Na cafeteria, tem café com ou sem lavanda, água, cupcakes, bolos e um exótico (ao meu ponto de vista) sorvete. A gente paga 18 reais uma bola ou pode experimentar 5 mini bolas por 20 reais.

Escolhemos a opção da degustação. Todos os sabores têm óleos essenciais e são com produtos do Lavandário, como alecrim, lavanda, manjericão. Você pode escolher 5 sabores para experimentar. Pegamos de lavanda, verbena, chocolate belga com lavanda, manjericão e pimenta rosa com lavanda. Mesmo às 11h da manhã e antes do almoço, o sorvete foi gostoso. Achei meio enjoativo o de manjericão.

Refrescante.

Hora do almoço: conhecemos o restaurante O Olival

Depois de comer a sobremesa e curtir a atmosfera perfumada do Lavandário, seguimos para o almoço. Dirigimos por uns 10 minutos na mesma estrada e chegamos no restaurante e espaço de plantação de oliveiras chamado O Olival. Como tem bastante detalhe, resolvi fazer um post diferente para explicar como funciona e o que encontramos por lá.

Clica aqui para conhecer todos os detalhes deste lugar.

Uma delícia de almoço, uma delícia de lugar.

Para finalizar o dia: um brinde com cerveja e um pôr do sol divino

O nosso único dia em Cunha não poderia ter terminado diferente se não com um brinde para celebrar a vida, a beleza da cidade e as coisas boas que acontecem. Então, depois de almoçar no meio da tarde, resolvemos parar no Ateliê da Cerveja – Caminho do Ouro, já na volta do nosso apartamento. Fica na mesma estrada das outras atrações, mas é mais próxima à cidade.

O atendimento simpático chamou nossa atenção, assim como as diversas opções de cerveja. Não pedimos nada para comer, mas vimos o cardápio extenso que abrange desde aperitivos até pratos como picanha na brasa. Além das cervejas, o lugar tem café e drinks. Com fácil estacionamento, a cervejaria fica em um prédio antigo bem conservado, com um terraço onde podemos apreciar ainda mais o pôr do sol.

A cervejaria é uma das mais antigas da região
O espaço interno é amplo e bem conservado

Essa é uma das inúmeras cervejarias que existem em Cunha. Além destas atrações, a cidade conta com trilhas com cachoeiras e muita adrenalina na Serra da Bocaina e a Serra do Mar. Mas esses passeios não fizemos (talvez no futuro!). Outra grande atração da cidade é a quantidade de ateliê de cerâmica. A maioria deles estão no centro da cidade e são abertos para visitação. Também não fomos em nenhum.

Nosso dia terminou com esse pôr do sol lindo e com a vontade de voltar para curtir mais um pouco de Cunha em breve. Super recomendo 🙂

E o mais lindo pôr do sol

Aqui escrevi nossas dicas de como viajar de carro com bebê.

Neste post aqui você tem o roteiro de passeio em Paraty (RJ), bem pertinho de Cunha.

Falando em praia do RJ, conto aqui o passeio na Praia Grande, em Arraial do Cabo.

E se ainda não sabe como guardar dinheiro para viajar, veja aqui nossas dicas.

Para acompanhar nossas aventuras, me segue lá:

No Instagram: @nacaronadaale

No YouTube: aqui

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #f7f7f7;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}