Conheça o Salto do Yucumã, no RS: maior queda longitudinal do mundo

Conheça o Salto do Yucumã, no RS: maior queda longitudinal do mundo

Quem mora na região noroeste do Rio Grande do Sul (como eu, agora!) sabe que um dos lugares mais bonitos para visitar por aqui é o Salto do Yucumã: o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. A queda d’água fica no Parque Estadual do Turvo, na cidade de Derrubadas e faz divisa com a Argentina.

O salto é uma fenda no Rio Uruguai de 30 metros de largura e estima-se que tem mais de 100 metros de profundidade. É muita água!  Eu estive lá uma vez e fiquei impressionada com a beleza natural do lugar. Com certeza planejo voltar em breve. 

Dependendo da vazão da água da chuva, as quedas podem chegar a 15 metros de altura. A margem brasileira é a mais baixa e, para ver melhor a queda, recomendo ir em épocas de seca ou pouca chuva. Fomos em dezembro e a água estava bem baixa, por isso podemos ver bem as quedas. Em alguns trechos formam-se piscinas de água natural, onde é possível molhar os pés e até tomar banho. Com todo cuidado e respeito que a natureza merece!

Assim que você chega na entrada do parque, recebe informações dos guardas locais de como deve ser feito o passeio. Da entrada até a queda são 15 km em uma estrada de chão, no meio da mata. O caminho já é uma aventura, principalmente para as crianças.

Dirigindo por alguns minutos, chegamos em uma área de recreação onde é permitido estacionar. Dali você caminha por uma trilha de 500 metros até a queda d’água. O caminho é fácil de acessar, tem algumas pedras e o ideal é usar tênis ou um calçado confortável.

De acordo com o site do parque, a reserva tem mais de 700 espécies de plantas, além de mamíferos de médio e grande porte e mais de 200 tipos de aves. O horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, entre 8h e 16h30.

É proibido caçar ou pescar, jogar lixo no chão ou danificar qualquer área do parque. Assim como não podemos retirar nada do parque, como flores, plantas, pedras… tudo é da natureza! Vale o passeio para um dia, para conhecer a região e ter contato com a natureza. É um local para a família toda se divertir. Bom passeio.

O salto é uma fenda no Rio Uruguai de 30 metros de largura

 

Informações importantes:

  • É proibida a entrada com animais domésticos.
  • Não tem hospedagem no parque, mas na região existem pousadas e hotéis.
  • Os valores são cobrados por veículo, independente do número de ocupantes e podem ser adquiridos na entrada do parque. Em 2015 o valor por carro era de 15 reais. 

 

O que levar:

  • Água, sucos e comidas para fazer um lanche. Lá não tem lanchonete ou restaurante.
  • Tem churrasqueiras disponíveis para os visitantes, então é possível fazer um churrasco!
  • Calçado confortável é indicado. Toalha, protetor solar e repelente, também.  

 

Como chegar

Você primeiro precisa chegar na cidade de Derrubadas, que fica a 483km de Porto Alegre, 185km de Chapecó (SC) E 235km de Passo Fundo. No centro você encontra placas de localização até o Parque Estadual do Rio Turvo.

Contato antes de ir!

Para se programar melhor, sugiro ligar no parque para saber como está a queda no dia da sua visita e qual o horário de funcionamento do parque (que muda conforme a época do ano). Anota aí: (55) 3522 1933 ou (55) 35222827.

Mais lugares para conhecer no Rio Grande do Sul:

Templo Budista, em Três Coroas: aqui

Parque de Lavanda, em Gramado: aqui

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #f7f7f7;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}