Se você está planejando uma viagem para o Uruguai, atenção: tem como ganhar desconto em restaurantes, hotéis, aluguel de carro ou casas de temporada. A isenção ou desconto de um valor do IVA ( Imposto de Valor Agregado) foi uma alternativa que o governo uruguaio encontrou para chamar mais turistas para este país tão lindo. Fomos para lá em 2013 e 2018 e nas duas vezes conseguimos economizar um pouco usando este direito de viajante!
Como conseguir o desconto:
Em hoteis, o IVA não é cobrado se, na hora de pagar a reserva, você apresentar o passaporte com o carimbo de entrada no Uruguai ou o documento de identidade do Brasil com aquele papel que eles entregam na alfândega. Para ganhar a isenção do imposto, você precisa provar que é estrangeiro e está visitando o Uruguai.
Em restaurantes o valor de devolução do IVA é de 9%. O valor do desconto foi divulgado pelo Ministério do Turismo do Uruguai e passou a valer para turistas não residentes a partir de 1º de maio de 2018.
Para ter este direito, na hora de pagar a conta use uma das opções: cartão de crédito ou cartão de débito. O desconto vem automaticamente no Visa quando você conferir no recibo e, se for com Mastercard, o desconto vem na fatura do mês.
Isso inclui também em pubs, bares, lanchonetes, cafés… E o mesmo valor vale para o aluguel de carro e casa ou apartamento de temporada. MAS, em todos casos, se pagar em dinheiro o desconto não é dado!
Quando o assunto é compras em lojas no Uruguai, a situação é um pouco diferente. Você precisa conferir se no estabelecimento tem o adesivo ou o selo identificando que o local é tax-free. Se sim, é preciso preencher um formulário na loja na hora da compra. A isenção só vale para compras acima de 600 pesos.
Na hora de sair do país, você precisa apresentar esse formulário no aeroporto ou no terminal de ônibus ou na fronteira de carro. Existem guichês (Direação Nacional de Alfândega) que recolhem este cadastro do tax-free, onde o formulário será conferido e o valor devolvido.