Saint Louis, em Missouri, nos Estados Unidos, não é uma cidade que chama a atenção dos turistas brasileiros na hora de fazer o roteiro de viagem. MAS, se quiser uma sugestão… coloque esta cidade na sua lista de visitas. Fica na beira do Rio Mississipi, a mais ou menos 5 horas de carro de Chicago e é cheia de atrações. Eu achei a cidade linda, principalmente na primavera e no verão, quando fomos.
Um dos mais famosos pontos turísticos é o Gateway: o arco que representa a passagem dos desbravadores do pais, em direção ao oeste americano. Podemos subir nele e conhecer a cidade de cima.
Fomos para lá duas vezes e em ambas aproveitamos o tour gratuito da Budweiser, a cerveja mais famosa dos EUA. A marca tem seis fábricas no país, sendo a de Saint Louis a mais tradicional. E é sobre esse passeio que vou escrever hoje.
O nome da fábrica é Anheuser-Busch e existe desde 1891. Fica um pouco afastada do centro da cidade – cerca de 15 minutos de carro – mas tem estacionamento perto. Os ingressos do tour gratuito são por ordem de chegada. Este tour gratuito tem a cada 15 minutos e você retira o ticket na portaria. Se for em grupo, é melhor reservar com antecedência.
A gente espera em um saguão até ser chamado, bem simples e fácil. Neste espaço tem um pequeno museu, mesas de jogos e rótulos antigos da marca pelo mundo. O espaço é legal e todo decorado com coisinhas da marca. Também tem banheiros limpos (gratuitos) e uma loja com váááárias opções de lembranças e presentes.
O guia chama as pessoas da turma e, durante o tour de 45 minutos, a gente conhece a história dos prédios que fazem parte do complexo da fábrica. Fica sabendo, também, do processo de produção da cerveja e chega perto dos famosos cavalos Clydesdales da Budweiser. Eles são enormes, super bem tratados e fazem as propagandas da marca há anos.
Alguns cavalos ficam soltos no pátio e combinam com aquele cenário todo. Outros ficam em um lugar fechado, onde é possível vê-los mais de perto e conhecer o nome de cada um. Sim, em cada “salinha” tem um cavalo com a placa indicando o nome do bichinho.
Neste tour gratuito, não podemos tocar nos cavalos. Existem outros passeios (pagos) onde você pode até andar e conhecer os estábulos mais de perto.
Esta é a maior e mais antiga fábrica da cervejaria. Ela foi instalada em Saint Louis por conta do acesso ao rio Mississippi e pela grande presença de imigrantes alemães na região. Ao caminhar pelos prédios, a gente tem a impressão de voltar no tempo, já que a cervejaria manteve a arquitetura antiga, mesmo usando máquinas e novos processos de fabricação. O lugar rico em história chama a atenção e é lindo para fotos.
Os maiores de 21 anos (idade mínima para consumir bebida alcóolica por lá) ganham uma ficha de cerveja no final do tour. Depois de caminhar pelos prédios, chegamos em um pátio-jardim onde tem um bar com as principais cervejas da Ambev, inclusive a Budweiser!
Você escolhe uma delas e ganha um copo para a degustação. Eu, como sou fã de cerveja de trigo, tomei uma Hoegaarden. Se quiser continuar bebendo, tem que comprar novas fichas. Eles aceitam cartão. Tem mesinhas ao ar livre e sofás na parte interna.
Quando menos espera, se encontra em bar ouvindo música ao vivo, apreciando boas cervejas e curtindo o local chamado de Biergarten. Sempre tem comidinhas (como queijos e frango frito) para acompanhar. São pestiscos para comer com as mãos . O preço é um pouco acima de restaurantes no centro da cidade, mas vale a experiência. Cheers!
Outros tours:
Existem outros cinco tipos de tours, com mais detalhes da fabricação da cerveja e com mais degustação, também. O valor depende do tour que você vai escolher e pode conferir no site da fábrica, aqui.
A história da cervejaria
Foi o alemão Georg Schneider que abriu a fábrica de cerveja em Saint Louis, em 1852. Mas, com a crise econômica da década de 60, o alemão acabou vendendo o local para Eberhard Anheuser, que em 1864, ganhou como sócio Adolphus Busch, seu genro. Ele que foi o responsável pela inovação tecnológica da cervejaria na época. Essa mudança de produção fez, em 1901, a companhia vender mais de 1 bilhão de barris. O que a tornou a mais forte dos Estados Unidos.
Como chegar
A cervejaria fica aproximadamente 15 minutos do centro da cidade de carro. Você pode ir dirigindo, se não for beber, ou pegar um táxi e ficar de boa. Também tem transporte público, que sai do centro e pode levar até uma hora para chegar.
Horário de Atendimento
Janeiro a Maio e Setembro a Dezembro: Seg – Sábado: das 10:00 às 17:00 – Dom: das 11h às 17h
Junho a Agosto: Seg – Quintas: 9:00 – 17:00 – Sexta – Sábado: 9:00 – 17:30 – Dom: das 11h às 17h
Mais cerveja
E eu também escrevi sobre uma cervejaria que conhecemos em Amsterdam, na Holanda. Conto tudo aqui.