Uma das viagens de carro mais legais que fizemos nos Estados Unidos foi sair da cidade onde morávamos: Davenport, em Iowa, até Las Vegas no estado de Nevada, pela histórica Rota 66. Passamos pela maior parte dela e a cada quilômetro, nos sentimos mais dentro de um antigo filme de faroeste americano. Foram mais de 30 horas de viagem, passando por vários lugares legais e com o tempo vou contar por aqui cada detalhe da aventura (e você vai acompanhar tudinho!).
Hoje vou escrever sobre o Cadillac Ranch, em Amarillo, uma das cidades mais populosas do Texas. As atrações de Amarillo, que mistura o novo e o antigo em suas construções, restaurantes e praças, são muitas. Mas as duas que eu acho mais importantes são: a Rota 66 e a fileira dos 10 Cadillacs.
Se trata de um terreno enorme com 10 Cadillacs cravados na terra. Você estaciona o carro no acostamento da rodovia e caminha por alguns minutos até chegar ao monumento, que fica no meio de um terreno. O local foi criado em 1974, pelos artistas Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, que foram membros do grupo de arte Ant Farm. Na época em que foram enterrados lá, os carros estavam em seus cores originais e a ideia era mostrar a evolução dos modelos. E talvez fazer uma homenagem aos aventureiros que percorriam a Rota 66 para chegar ao mar da Califórnia.
A entrada é gratuita e a nossa visita durou pouco mais de 20 minutos, mas se você tiver tempo, pode ficar o quanto quiser. O espaço foi citado no filme Cars, da Walt Disney Pictures e Pixar e deram nome ao filme Cadillac Ranch, de 1996.
Com o passar dos anos, visitantes e outros artistas começaram a grafitar os carros. Hoje, cada um dos 10 Cadillacs estão super coloridos e você pode fazer parte da arte, também. SIM! É permitido deixar sua marca na lataria dos Cadillacs com um spray, que pode ser levado de casa ou comprado na em uma loja que tem lá perto. O Cadillac Ranch nova versão já ganhou milhares de fãs, inclusive eu. Um lugar que conta um pouco da história americana e que está sempre em transformação, já que as pinturas mudam com frequência. O que eu achei? No mínimo, interessante. Não tem nada demais, mas se você pretende dirigir pela Rota 66, coloque esta parada no seu roteiro.
Super recomendo!
Segue a lista dos modelos encontrados por lá:
- 1949 Cadillac Club Coupe
- 1950 Cadillac Series 62 Sedan
- 1954 Cadillac Coupe de Ville
- 1956 Cadillac Series 62 Sedan
- 1957 Cadillac Sedan
- 1958 Cadillac Sedan
- 1959 Cadillac Coupe
- 1960 Cadillac Sedan (Flat top)
- 1962 Cadillac 4 Window Sedan
- 1963 Cadillac Sedan