Dicas de restaurantes em Colônia del Sacramento, no Uruguai

Dicas de restaurantes em Colônia del Sacramento, no Uruguai

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer em viagem é comer. Experimentar a culinária do local onde estou. Provar novos sabores, novas misturas e arriscar (às vezes) em pedir um prato sem saber exatamente o que vou comer…  Pode ser comida de rua ou restaurantes e se bobear até a casa de alguém!

Acredito que essa experiência culinária faz parte do “pacote” para conhecer de verdade o lugar e entender melhor a cultura e as pessoas que moram ali.

Em Colônia del Sacramento, no Uruguai, não foi diferente. A cidade é um charme, localizada às margens do Rio da Prata, cheia de história. Por lá, pontos turísticos com vistas lindas, museus e centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Fundada pelos portugueses em 1680, já sofreu grandes disputas por território pelos espanhóis. Essa mistura de etnias faz parte da culinária local.

É possível encontrar muitos restaurantes e a maioria surpreende de forma positiva. Fui para lá duas vezes (em 2013 e 2018) e em ambas almocei no El Drugstore. A comida é boa, mas eu super recomendo pelo ambiente: mesinhas ao ar livre, embaixo da sombras das árvores, ótimo para curtir o clima da primavera ou tardes não tão quentes do verão. 

Se for no outono ou no inverno, é legal experimentar a parte interna: decorada com obras de arte, paredes, toalhas e e mesas coloridas. Panelas e utensílios de cozinha também fazem parte da decoração. Ah, e a cozinha é aberta: você consegue ver o movimento e sentir o cheiro da comida sendo preparada.

 

O restaurante fica perto da Basílica do Santíssimo Sacramento

 

Outra opção é comer dentro de um dos carros antigos na rua lateral do restaurante. Nós tentamos, mas não deu muito certo porque é um pouco apertado e quente. Mas vale tentar!

No menu encontramos frutos do mar, pratos vegetarianos, risotos e outros pratos com carnes. Os pãezinhos caseiros de entrada são maravilhosos! Geralmente tem música ao vivo (se tiver, é cobrado couvert) e o ambiente informal nos deixa à vontade para curtir o momento. Os pratos começam a partir de 35 reais.

 

O colorido deixa o ambiente diferente e confortável

 

O risoto com amêndoas é uma especialidade do cheff. Uma delícia!

 

Endereço: Rua Portugual, 174. Centro Histórico.

Outro restaurante que eu adorei foi o El Buen Suspiro.

O almoço foi uma tábua de queijos uruguaios, pãezinhos caseiros e uma garrafa de vinho branco. E uma vida sem pressa! Uma delícia de lugar: um porão de uma casa antiga, toda de pedra, super aconchegante. Com uma decoração rústica, o lugar não tem tantas mesas (são 10 no total) e é uma ótima dica para casais.

O menu é especializado em tábuas (chamadas lá de picadas) de queijos, mortadelas, salames, azeitonas e doces típicos. Cada queijo tem um sabor diferente e muitos derretem na boca. Combinado com o pão quentinho e as azeitonas, ficam uma delícia. Não dá vontade de ir embora.

A porção vem em uma boa quantidade

 

O restaurante fica no porão desta casa azul

O restaurante fica aberto das 11h às 24h, mas para garantir, sugiro fazer reserva. As tábuas custam a partir de 50 reais e são bem servidas.

Endereço: Calle de los Suspiros, 90. Centro Histórico.

 

Onde fica Colônia del Sacramento:

A cidadezinha fica a 180 km de Montevidéu. Se você estiver indo para Buenos Aires, na Argentina, vale a pena pegar o barco e atravessar o Rio da Prata para passear em Colônia del Sacramento. A viagem leva pouco mais de uma hora. 

 

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #f7f7f7;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}