Quando se fala em Amsterdam, logo vem a ideia de moinhos, canais e cerveja. Que tal juntar todos esses atrativos da Holanda num lugar só? Foi isso que encontramos na cervejaria Brouwerij ‘t IJ, mais conhecida pelos locais como a cervejaria do moinho. Isso porque ela fica ao lado do moinho de madeira mais antigo da Holanda, chamado Molen de Gooyer. O único que ainda existe dentro da cidade.
A Brouwerij ‘t IJ está lá desde 1985 e é, na minha humilde opinião, o lugar mais legal para beber cerveja em Amsterdam. Em resumo: tem um astral animado, uma vista linda, petiscos bem tradicionais, cerveja boa com um preço justo.
Saímos do nosso hotel, que ficava na praça Rembrandt, e caminhamos por quase uma hora. Vale a pena se você gosta de tirar fotos, de caminhar pela cidade e de conhecer mais o local onde está. Caso contrário, indico pegar um ônibus ou ir de bike, porque é longe do centro.
Chegamos perto das 18h30 e estava bem agitado. Mesas cheias no pátio, estacionamento de bicicletas lotado e uma galera em pé, curtindo o final de tarde. As mesas são coletivas, o que deixa o lugar ainda mais informal. Eu sugiro ir em dias de sol, já que a maior parte da cervejaria é aberta.
Sentamos no bar, na parte de dentro. Pegamos duas de trigo: a minha preferida! A IJwit é feita de semente de coentro e limão e eu não achei tão “pesada”. Custou 3 euros, mas pode chegar as cervejas podem chegar a 5, dependendo da que você escolher.
Tinha as especiais de cada estação, tem umas mais fortes e outras escuras. Tem para todos os gostos. As que estão disponíveis o ano todo: Natte, Zatte, Struis and Columbus (que é a mais forte, com 9% de álcool!).
Todas as cervejas da Brouwerij ‘t IJ são feitas de forma artesanal, não passam por filtragem ou pasteurização. Você pode degustar uma de cada em pequenos copos de degustação servidos no bar. Mas no nosso caso não rolou por conta do movimento daquele dia.
Detalhe: eles abrem às 14h e fecham pontualmente às 20h, mesmo se a casa estiver lotada, como estava quando fomos. Então vale a pena ir mais cedo. E um pouco antes de fechar, ouvimos o garçom gritando alto. Como não entendemos holandês, imaginamos que era o anúncio da última rodada. Pegamos mais uma cerveja cada um para garantir!
E para acompanhar a cerveja artesanal, nada melhor que petiscos locais. Provamos queijo (Abbey Cheese), que vem em uma porção generosa. E também a linguiça crua (OX Sausage) que é bem tradicional na Holanda. Os sabores combinam com a mostarda forte que vem de brinde, mas cuidado para não exagerar porque ela é picante. Todos os produtos são frescos e de produtores locais da região de Amsterdam. Uma delícia!
O endereço da Brouwerij ‘t IJ:
Funenkade 7, 1018. Amsterdam, Holanda.
Como chegar:
Se você não estiver afim de pedalar ou caminhar, pode pegar o tram número 10 no centro da cidade e descer na parada Hoogte Kadijk.
Tours:
Todas as sextas-feiras, sábados e domingos tem um tour em inglês às 15h30. Você pode adquirir os ingressos no bar no próprio dia. Leva cerca de 20 minutos e custa € 6,00, com uma cerveja de brinde. Para reservas: rondleiding@brouwerijhetij.nl.
Mais sobre Amsterdam!
Tem post sobre a visita na Casa da Anne Frank aqui e tem post sobre como economizar na comida, comendo bem por lá… aqui!