Um dos lugares mais bonitos que eu já visitei nesta vida foi o Dry Tortugas National Park: um conjunto de sete pequenas ilhas protegidas pelo governo dos Estados Unidos por possuírem uma grande diversidade de plantas, animais e beleza natural. O parque fica um pouco mais de 100km da costa de Key West, em Flórida Keys, bem ao sul do país.
Podemos visitar apenas uma ilha do parque: Garden Key. E lá fomos nós, durante as férias em Key West, em novembro de 2014. Cercada por águas em tons de azul e verde, esta ilha é dona de uma paz sem tamanho e também do Fort Jefferson, um dos maiores fortes americanos. Foi construído em 1846 para controlar a navegação no Golfo do México, durante a Guerra Civil acabou virando uma prisão e hoje recebe milhares de turistas do mundo todo.
Só é possível chegar em Dry Tortugas de barco ou de avião. Nós optamos pelo barco e fomos com a única empresa que faz o trajeto: Yankee Freedom III. Saímos às 8h e levamos 2h15min para chegar. Tem cadeiras confortáveis e mesas para as refeições e dá para escolher entre a parte interna ou externa, no primeiro ou segundo andar, que é aberto.
O valor do passeio é 180 dólares por adulto e 135 dólares por criança. E nele está incluso: café da manhã (sanduíches, frutas e sucos) e almoço (sanduíche, salada e frutas) servidos dentro do barco. Além de quatro horas na ilha, equipamento de mergulho (snorkel), pé de pato, tour histórico e a taxa de entrada na ilha. Recomendo comprar com antecedência os tickets porque o número de pessoas é limitado por dia. Você consegue mais informações sobre como comprar o ingresso clicando aqui.
A viagem só é cancelada pela empresa se as condições do mar não forem seguras, mas não por conta de chuva. Se você precisar ou quiser mudar a data, pode fazer a troca até às 15h do dia anterior do seu passeio. Na hora não é possível cancelar e nem ter seu dinheiro de volta.
Na nossa vez o mar estava agitado, mas seguro. Eles ofereceram a troca de data, mas como a gente só tinha aquele dia para ir, fomos mesmo assim. Resultado: depois do café da manhã eu não passei muito bem por conta das grandes ondas que pegamos… mas tudo deu certo. O que vale é a experiência 🙂
Aquela água calma transmite uma energia muito boa. Caminhamos pelo forte e fizemos snorkel. Tem áreas específicas para o mergulho e é possível ver corais, estrela do mar e, se tiveres sorte, tartarugas e peixes grandes. A máscara, junto com o pé de pato, são entregues no barco. Não tem mesas e cadeiras na praia, por conta da preservação do local, mas isso nem faz falta. Ficamos a maior parte do tempo na água e na sombra de uma árvore descansando e apreciando tamanha beleza.
Vale fazer o passeio em grupos de amigos, casal e com crianças. Tem atrações para a família toda e o lugar é bem seguro. E atenção: é preciso respeitar as regras. Como é uma área preservada, é proibido fumar, deixar lixo na ilha e tocar ou recolher animais, plantas e corais.
O que levar:
Uma mochila com toalha, protetor solar, chapéu e lanchinhos é bem-vinda. Eu fui de chinelo, vestido e biquini. Levei outra muda de roupa para a volta. A troca de roupa é feita no único banheiro da ilha: dentro do barco, que oferece banho de água doce antes de partir. Óculos e máquina fotográfica com bateria carregada são indispensáveis!
Onde dormir:
Do aeroporto de Miami até Key West são 259 km. Tem gente que faz um bate e volta no mesmo dia até Key West, mas eu recomendo ficar pelo menos duas noites por lá e fazer o passeio até Dry Tortugas com calma. Na ilha é possível acampar, mas é bem limitado o número de pessoas. Não tem eletricidade e nem lugar para comprar comida. É necessário entrar em contato com antecedência para fazer a reserva e pagamento.
O passeio de avião:
A empresa responsável pelo trajeto de avião é a Sea Planes. O avião pousa na água, você chega em menos de 40 minutos e tem uma vista privilegiada de tudo. Mas o valor é bem mais caro: 317 dólares por adulto.