Nossa configuração familiar mudou depois da pandemia. A Lulu, nossa boxer, chegou em maio de 2020 e o Benício, nosso filho, em julho de 2021. De lá para cá as viagens começaram a ser menos agitadas, mais divertidas e tão legais quanto antes. Só com outras experiências. Uma delas foi a preocupação em buscar hotel ou pousada ou apartamento no Airbnb que aceitasse a Lulu, fosse legal para o Beni e coubesse no nosso orçamento.
Acredite: não é uma tarefa muito fácil. Já vi espaços que aceitavam a Lulu e não aceitavam o Beni porque o foco era casal sem filhos. Em outros, que se dizem pet friendly, aceitavam só cachorro de até 12 quilos, o que para mim não faz sentido. Se estou levando meu cachorro, sou responsável por ele em todos os momentos. Enfim, não é fácil, mas é possível.
Na viagem para a Bahia, saímos do Rio Grande do Sul de carro e fomos parando em alguns lugares, até chegar em Trancoso. E antes de fazer os 3.500 km de ida, já saímos de casa com a Pousada Jequitibá reservada. Desde o começo da conversa no celular eles já foram super solícitos e nos indicaram o quarto com três camas e varanda, bem perto do portão do hotel. Chegando lá, uma boa surpresa.
O quarto era bem maior que nós pensávamos e o preço estava dentro da média de Trancoso. O quarto tinha um amplo banheiro e ainda uma varanda com rede e sofá. Ótimo para quem gosta de espaço e tem família grande. A Lulu foi bem aceita desde o começo. Nunca deixamos ela sozinha porque não é nosso costume, mas poderia ficar com espaço suficiente no quarto.
O acesso aos quartos também é fácil, com poucas escadarias, já que o lugar tem apenas dois andares. Pegamos o quarto maior, mas eles têm ambientes menores, com ou sem varanda.
A pousada fica a apenas 50 metros da colonial Praça do Quadrado, a mais famosa da cidade. Perto de restaurantes, bares, lojas e mercados pequenos. Perto do movimento. Durante o dia, fomos caminhando para as praias de Coqueiros e Nativos, as duas mais famosas da cidade por justamente serem perto do Quadrado e das pousadas e hotéis.
Podemos tranquilamente caminhar da pousada até a areia. Porém, é uma ladeira para descer e, na volta, subir. Fizemos o caminho por dois dias com bebê e cachorro e foi bem tranquilo.
Além da ótima localização, a limpeza chama a atenção e a segurança, também. Apesar de estar perto da área mais agitada de Trancoso, os quartos são silenciosos e tranquilos. E olha que o nosso quarto era o primeiro da pousada e a janela ficava virada para a rua. Dormimos super bem e em silêncio. Ah, e tem estacionamento na frente e wifi em todos os ambientes.
Outro ponto que chama a atenção: a simpatia dos funcionários. O carinho deles com a Lulu e com o Beni ganharam nosso coração. O café da manhã é um buffet delicioso com bolo, tapioca feita na hora, pão quentinho, muitas frutas e até batata doce assada. O ovo mexido também é fresquinho. Na época o Beni não comia nada de sal e eles fizeram o omelete especial para ele. Muito legal!
Ah, e na volta da praia sempre tem café quentinho e bolo para o lanche da tarde. Nós adoramos 🙂
Enfim, se um dia voltarmos para Trancoso, com certeza a pousada estará na lista de reservas. Fica a recomendação e o convite para você acessar o roteiro completo em Trancoso no meu canal no YouTube clicando aqui. Tem todas as dicas das barracas de praia, valores, como chegar e muito mais.
Boa viagem 🙂
Aqui escrevi nossas dicas de como viajar de carro com bebê.
Para inspirar a programação, leia o post sobre Cunha, em São Paulo. Um roteiro completo nesta delícia cidade. Ou, se prefere praia, aqui conto tudo sobre Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
Se vontade é viajar para fora do país: minha dica é conhecer o Norte da Argentina.
Para acompanhar nossas aventuras, me segue lá
No Instagram: @nacaronadaale
No YouTube: aqui