5 lugares para conhecer perto de Gramado

5 lugares para conhecer perto de Gramado

Um dos lugares mais famosos na lista de turismo no Rio Grande do Sul é a cidade de Gramado. Eu particularmente não curti a vibe de ficar caminhando no centro da cidade entre as dezenas de lojas que tem por lá. Nem acho legal esquiar em neve fake ou ir em museu de cera. Tem quem gosta e tudo bem, né ?

Gostei (claro!) dos restaurantes que já fui (muitos deles excelentes!). Achei lindo o Lago Negro, bem fofa a fonte com os cadeados do amor e uma delícia os chocolates. Talvez para quem tenha criança, o Mini Mundo é um bom lugar para ir. Mas confesso que prefiro passeios diferentes, onde podemos ter contato com a natureza. E por isso resolvi listar neste post os meus lugares  preferidos da região da tão linda Serra Gaúcha. Eles estão em ordem de indicação!

1- Templo Budista, em Três Coroas

Eu já escrevi sobre esse passeio aqui e acho este lugar um dos mais lindos do estado. Ele transmite uma paz incrível, tem uma vista da serra bem bonita e mostra um pouco do budismo para quem não conhece. O passeio é totalmente de graça e tem estacionamento. 

Endereço: R. Águas Brancas, 1211 – Zona Rural, Três Coroas.

Distância do centro de Gramado: cerca de 30km

O templo no RS é o maior da América do Sul

 

2 – Parque da Ferradura, em Canela

É impressionante a curva em formato de ferradura que o Rio Caí faz ao redor da montanha. O parque fica a mais ou menos 8km da entrada do famoso Parque do Caracol, em Canela. Por uma estrada de chão, bem sinalizada, chegamos a essa beleza e apreciamos a vista em diferentes trilhas.  

Três delas são bem fáceis e rápidas de fazer. Leva menos de cinco minutos de caminhada e pode ser feita por idosos e crianças. Aliás: a criançada vai curtir as trilhas no meio da mata e com vários bichos para conhecer, como o quati.

Destas trilhas é possível admirar a paisagem do parque, a mata nativa e ter contato com a natureza.  Do pórtico até a área de lazer são poucos minutos dirigindo. Você estaciona o carro e conhece o local caminhando. Tem mapas e placas com informações por todo caminho até chegar os mirantes.

Já a  Trilha do Rio Caí, que é a principal e mais difícil do parque, leva cerca de quatro horas para fazer completa. Ela tem pouco mais de 350m de percurso, mas com trechos de díficil acesso. É no meio da mata e com desníveis, por isso é recomendada para quem tem bom  preparo físico. Para fazer esta trilha, você precisa chegar no parque antes do meio-dia. Tem uma placa com o horário permitido e é bom respeitar! 

No mais, é possível fazer caminhadas, escaladas, ciclismo de montanha ou trekking. Mas para todos estes esportes mais fortes é preciso de autorização na entrada do parque, por uma questão de segurança. Como tem muita vegetação e mata nativa, é possível ver também animais como o quati, macaco-prego, cutia e dezenas de aves. 

O parque tem churrasqueiras, banheiros, estacionamento e lanchonete. É recomendável levar água, lanches e ir com calçados confortáveis. Além do protetor solar e do repelente! O ingresso em setembro de 2017 custou 12 reais por adulto. Reserve pelo menos uma tarde para este lugar e prefira dias quentes e ensolarados. E mesmo assim vale a pena ligar antes para ver se o tempo bom  no parque: (54) 3278-9000.

Endereço: Antigo L.V. Ferrea, R.S., Gramado.

Distância do centro de Gramado: cerca de 25km

A vista de um dos mirantes é linda! Mata nativa por todo lado

 

O parque possui três trilhas de fácil acesso e com vistas incríveis

 

Calçado confortável e roupas leves para explorar melhor o parque

 

3 – Le Jardim Parque de Lavanda, em Gramado

Também já escrevi sobre esse parque aqui. É gratuito, tem estacionamento e pode ser visitado o ano todo. Cheio de flores, o jardim é um ótimo lugar para descansar em amigos, família e com crianças. Fica perto do pórtico de Gramado, bem fácil de achar. Você pode tomar um café ou fazer um lanche no local e apreciar a vista da serra gaúcha.

Endereço: RS-115, 37700 – Várzea Grande, Gramado.

Distância do centro de Gramado: cerca de 5 km

O parque existe desde 2006 e a cada ano recebe mais e mais turistas

 

4 – Ninho das Águias, em Nova Petrópolis

Com um mirante com mais de 600 metros de altura, esse lugar surpreende pela vista que temos lá de cima. É um dos locais preferidos dos paraquedistas do estado e de março a novembro é possível ver uma galera em campeonatos de asa delta e paraglider. Dá vontade de se aventurar!

O mirante tem espaço para picnic, chimarrão e descanso para toda família. Inclusive cachorros! Tem um quisoque com churrasqueiras, um pequeno bar com venda de lanches e bebidas e banheiros limpos. O estacionamento custou 10 reais e passamos algumas horas por lá. Valeu muito a pena!

Para chegar ao Ninho das Águias, você vem pela BR 116, na altura do Km 181, vindo de Porto Alegre, tem uma placa. Ou do centro de Nova Petrópolos até lá, são 3km. Da placa na BR 116 até o mirante, são 5km em estrada de chão.

Endereço: Avenida Ninho das Águias, Nova Petrópolis

Distância do centro de Gramado: cerca de 40km

Uma das vistas mais bonitas da Serra Gaúcha

 

Vale a pena encarar a estrada de chão. A vista surpreende!

 

5 – Parque do Caracol, em Canela

Essa dica eu sei: é tradicional! Mas vale mesmo assim. O parque fica a 7km do centro de Canela e tem placas na estrada, toda asfaltada. O ponto mais famoso por lá é a cascata, que é cartão postal da cidade. Ela tem 131 metros de queda livre. É linda!

Tem uma escada com mais de 700 degraus que nos leva até a base da cascata. É necessário bom preparo físico e não é indicado para crianças ou pessoas com problemas de saúde. Infelizmente quando fomos, em setembro de 2017, ela estava fechada. Admiramos apenas pelo mirante, fácil de chegar, seguro e lotado de turistas.

Tem também passeio de trem, trilhas sinalizadas e bancos nas sombras das árvores. Uma delícia! Ah, e lugar para comer e banheiros limpos. Na época, em 2017, pagamos 18 reais por adulto. Vale o passeio!

Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol, Canela.

Distância do centro de Gramado: cerca de 14km

O ponto turístico mais famoso de Canela é realmente lindo
div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #f7f7f7;background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 250px;}#main-content .dfd-content-wrap {margin: 0px;} #main-content .dfd-content-wrap > article {padding: 0px;}@media only screen and (min-width: 1101px) {#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars {padding: 0 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars > #main-content > .dfd-content-wrap:first-child {border-top: 0px solid transparent; border-bottom: 0px solid transparent;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width #right-sidebar,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width #right-sidebar {padding-top: 0px;padding-bottom: 0px;}#layout.dfd-portfolio-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel,#layout.dfd-gallery-loop > .row.full-width > .blog-section.no-sidebars .sort-panel {margin-left: -0px;margin-right: -0px;}}#layout .dfd-content-wrap.layout-side-image,#layout > .row.full-width .dfd-content-wrap.layout-side-image {margin-left: 0;margin-right: 0;}