Eu nunca gostei de abacate, até provar ele na versão salgada. Isso mesmo: abacate amassado, com sal, pimenta, às vezes limão e tomate. Já comi essa mistura na salada, sanduíche, com frango grelhado ou torradinhas. Eu gosto de abacate assim: salgado! Se você está achando estranho, eu entendo. Também achei quando vi no cardápio pela primeiva vez, lá no Chile em 2013. Pesquisando na internet e conversando com chilenos, descobri que o Brasil é o único país (ou talvez um dos poucos) que consome a fruta com leite e açúcar. Mas foi pela versão salgada que eu me apaixonei!
Lá no Chile, assim como na Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia, o abacate é chamado de palta. E na culinária chilena, palta é um dos ingredientes mais usados. A combinação tradicional para sanduíches ou cachorro-quente (que você pode encontrar em qualquer parte do Chile) é chamado “italiano”: tomate fresco em rodelas, maionese e abacate. O sanduíche “italiano” é um pão de hamburguer, carne (que pode ser de porco, gado ou frango desfiado) e a mistura delícia! Eu acho muito bom, ainda mais acompanhado com uma cerveja gelada. Esse sanduíche pode ser encontrado com diferentes preços, depende do local onde você vai. Já comi por R$ 35 em um restaurante na região de Santiago e já paguei R$ 15 em barraquinhas de rua, em Valparaíso.
Já o cachorro-quente chileno se chama “italiano completo”. O pão é bem parecido com o nosso, mas no lugar do molho de tomate vai… abacate! Eles fazem tipo um purê verde salgado, acompanhado por salsicha, maionese e, se você quiser, mostarda e ketchup. O tradicional italiano completo. O adicional deles são os picles: legumes em conserva. Eu não quis essa parte extra. O valor é mais em conta (já vi no centro de Santiago por 20 reais com um refrigerante).
E outro prato típico é o pastel de choclo. Choclo é milho em espanhol. E o pastel não lembra nada o nosso pastel brasileiro. É tipo um suflê salgado de milho assado (parece um escondidinho) que vem geralmente em um prato de barro e pode acompanhar uma carne (de frango desfiada ou de gado moída). Você também pode encontrar no recheio ovo e azeitona, por exemplo. Eu sempre recomendo provar as comidinhas locais de cada lugar que você conhece. Faz parte da descoberta e da experiência. Arrisque e bom apetite!